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Prevenção de passivos trabalhistas e tributários: entenda

set. 02, 2020

Você sabe o que são os passivos trabalhistas e como evitá-los dentro de um empreendimento? Estamos falando da soma de todas as dívidas geradas por um empregador.


Desse modo, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, quando deixa de cumprir com uma das suas obrigações trabalhistas ou não recolhe os encargos sociais, é gerado um
passivo trabalhista.


No entanto, os valores não são cobrados de maneira imediata. Eles ocorrem por meio de uma reclamação trabalhista ou quando mediante a fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho.


Portanto, o que você acha de compreender melhor sobre a
prevenção de passivos trabalhistas e tributários? Confira o nosso artigo e descubra quais são as melhores dicas referentes ao assunto. Vamos lá?


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Dicas para a prevenção de passivos trabalhistas e tributários

A geração de passivos trabalhistas pode acontecer em todo e qualquer empreendimento. O que leva os gestores a adotarem alguns cuidados na sua gestão, a fim de evitá-los a qualquer custo.


Ou seja, aquelas empresas que não possuem boas práticas na sua gestão de pessoas podem acabar tendo que lidar com os
passivos trabalhistas. Isto porque ela não adota cuidado algum a fim de preveni-los.


Sendo assim, ela acaba acumulando prejuízos financeiros e comprometendo toda a sua administração. Contudo, como uma empresa pode fazer a
prevenção de passivos trabalhistas e tributários?


Nós separamos algumas dicas para que a sua empresa possa minimizar o seu
passivo trabalhista e manter o seu negócio financeiramente saudável. Acompanhe agora mesmo!


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1. Conheça a legislação

O primeiro passo para um empreendedor que deseja fazer a prevenção de passivos trabalhistas e tributários no seu negócio é entender a legislação.


Ou seja, deve ser de seu conhecimento as várias leis e tributos que demandam uma atenção especial. Fato que pode evitar com que ele tenha que lidar com problemas no futuro que comprometem o seu negócio.


É de extrema importância que todos os setores da empresa estejam alinhados, a fim de cumprir todas as normas trabalhistas. O que garante a integridade de cada um dos seus funcionários.


Além disso, com o objetivo de promover a
prevenção de passivos trabalhistas, um empreendedor pode construir relações harmoniosas com os sindicatos que atuam nas categorias dos colaboradores do seu negócio.


Desse modo, é possível se manter ciente de todos os acordos trabalhistas existentes, repassando as informações aos seus empregados. Preze sempre por uma comunicação clara e transparente.


2. Comunicação eficiente

Um dos problemas mais comuns e que deve ser evitado dentro das organizações é a fofoca e a falta de uma comunicação clara. Fato que abre a possibilidade de uma interpretação incorreta dos deveres tanto da empresa quanto dos funcionários.


Sendo assim,
é fundamental que todos saibam as normas e as políticas cobradas dentro da organização. O que demanda uma comunicação eficiente entre todos.


Dessa forma, deve-se estabelecer canais de comunicação internos que possibilitem que os funcionários tenham acesso às informações. É fundamental também deixar que todos opinem, façam críticas e contribuam com sugestões.


3. Cultura organizacional

O terceiro item referente à prevenção de passivos trabalhistas é a implementação de uma cultura organizacional. Isto é, uma prática que faz com que os colaboradores cresçam junto com a empresa.


Estamos falando de um método que agrupa tanto os comportamento quando as crenças e valores éticos e morais de uma empresa. Não podemos deixar de lado também as políticas internas e externas propostas por um negócio.


Sendo assim, sem uma cultura organizacional, os gestores de uma empresa podem acabar encontrando alguns problemas.


A falta de produtividade nos setores de um empreendimento e problemas no relacionamento são resultados de uma empresa que não estabelece uma cultura organizacional.


Portanto, é de extrema importância que um empreendimento deixe claro todos os seus valores e ideias, para que os seus colaboradores comprem a sua visão.


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4. Auditorias internas

Uma ação bastante assertiva dentro de uma empresa é a contratação de uma consultoria para realizar auditorias internas. O processo também pode ser feito por profissionais da empresa, o que vai da escolha do empreendedor.


Qual o intuito? Verificar se todos os procedimentos de uma empresa estão sendo desempenhados da maneira certa. Confira alguns dos processos que podem ser auditados:



  • Situação de contratos;
  • Controle de ponto;
  • Folha de pagamento;
  • Geração de arquivos;
  • Dentre outros.


Além disso, uma auditoria interna também é capaz de analisar se uma empresa está cumprindo com a legislação trabalhistas. O que possibilita que os gestores atuem de maneira preventiva no seu negócio.


Sendo assim, as dicas que você acompanhou por meio do nosso artigo contribuem para a
prevenção de passivos trabalhistas e tributários. Que tal colocá-las em prática dentro do seu empreendimento?


Lembrando sempre que a adoção de tais medidas pode gerar uma economia para os caixas da empresa. Fato que permite investimento em outros setores que demandam mais recursos financeiros.


Para continuar acompanhando mais artigos como o que você acabou de ler, acesse o nosso
blog e confira! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais!


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