Blog Layout

Tipos de empresas existentes: conheça as estruturas de negócios

jul. 13, 2020

Ao optar por abrir o próprio negócio, um empreendedor encontra diante de si uma série de oportunidades. Entre elas, encontra-se os diferentes tipos de empresas existentes.


Ou seja, como existe mais de um tipo de empresa, estamos falando também de estruturas de negócios diferentes. O que demanda que os empreendedores busquem conhecer cada uma delas, bem como, o que elas representam.


Desse modo, a escolha por qual tipo de empresa a ser aberta deve ser feita com muito conhecimento sobre o assunto. Afinal de contas, ela determina como será feita a gestão de um empreendimento.


A maneira como um empreendedor fará a administração do seu negócio passa pela escolha do melhor tipo de empresa, dentro das suas expectativas e visão de negócio.


Portanto, que tal conhecer os tipos de empresas existentes? Preparamos um material completo para que você, empreendedor, tome conhecimento sobre cada uma das opções e o que elas representam para o seu negócio. Acompanhe e descubra!


Quais os tipos de empresas existentes?

Empreender tem se tornado um desejo em comum entre os brasileiros. Não é em vão que o número de empresas abertas vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.


Para que você tenha uma breve noção do número de novos empreendimentos abertos no Brasil, vamos apresentar alguns dados referentes ao assunto.


Dessa forma, somente no primeiro quadrimestre de 2020, o número de novas empresas foi de 1.038.030. Estamos falando de um aumento de 1,2% quando comparado com o último quadrimestre do ano passado, 2019. Os dados são do Mapa de Empresas.


No entanto, o processo para abrir uma empresa pode não ser tão simples quanto parece. Afinal de contas, são várias burocracias e etapas que precisam, necessariamente, ser de responsabilidade do empreendedor.


Uma delas é o nosso tema principal, escolher, dentre os tipos de empresas existentes, aquela que mais faz sentido com o seu negócio.


Sendo assim, você pode estar se questionando agora quais são os modelos de empresas existentes no Brasil. Vamos conhecer todos eles? Continue acompanhando o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.


Empresário Individual (EI)



Na hora de escolher o melhor modelo de empresa para o seu novo empreendimento, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração. Um deles é se a gestão do seu negócio vai ser feita por uma pessoa só ou se terá a companhia de sócios.


Desse modo, caso o empreendedor decida empreender sozinho, ele pode optar por ser um Empresário Individual (EI).


Aqui, não existe a presença de sócios e o patrimônio do empreendedor acaba se associando ao da sua empresa.


Sendo assim, todo o patrimônio da pessoa física pode ser confiscado para arcar com dívidas referentes à pessoa jurídica.


Microempreendedor Individual (MEI)

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o Microempreendedor Individual (MEI), uma das modalidades que tem crescido no empreendedorismo.


Dessa forma, estamos nos referindo à um modelo que se assemelha ao EI, mas que precisa ter um faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil. Quando o empreendedor fatura mais do que isso, ele precisa se enquadrar no modelo acima.


Além disso, outra especificidade do MEI é que ele não pode mais do que um funcionário só. Com isso, caso o seu negócio venha a crescer e oferecer muita demanda, o recomendado é que ele migre para o EI.


Por fim, o MEI possui a sua tributação de um modelo bastante simplificado, sendo recolhido por meio de uma única guia mensal.


Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)



Assim como os modelos acima, uma empresa EIRELI também é gerida por apenas uma pessoa. A grande diferença aqui é que o patrimônio do empreendedor não se associa ao da empresa, como acontece com o Empresário Individual.


No entanto, é de extrema importância que o empreendedor tenha um patrimônio alto, uma vez que o investimento para uma EIRELI deve ser de, no mínimo, o valor de 100 salários mínimos em vigor.


Desse modo, encerramos os nossos tipos de empresas existentes e que são administradas por somente uma pessoa.


Agora, vamos apresentar as opções quando um empreendedor deseja contar com o apoio de um ou mais sócios, as sociedades empresárias. Acompanhe a seguir!


Aproveite para ler sobre EIRELI, EI e MEI: tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa sem sócios.


Sociedade Limitada (LTDA)

Um dos modelos mais adotados pelas empresas no Brasil, a Sociedade Limitada (LTDA) é um modelo simples e garante a proteção do patrimônio referente aos sócios.


No entanto, é necessário ter, no mínimo, dois sócios e precisa ser registrada na Junta Comercial para funcionar sem nenhum problema.


Além disso, outra especificidade da Sociedade Limitada é que a responsabilidade atribuída à cada sócio da empresa é limitada de acordo com o número de contas de capital que foram investidas por cada um.


Por fim, os sócios possuem as suas contas bancárias separadas das contas da empresa, evitando assim comprometer a gestão.


Sociedade Anônima (SA)

Aqui, os sócios são chamados de acionistas e existe uma divisão entre o capital, sendo um o capital aberto e o outro fechado.


Dessa forma, quando nos referimos ao capital aberto, todas as ações associadas à empresa são negociadas por meio da bolsa. O registro é feito na Comissão de Vendas de Mercado (CVM).


Em contrapartida, no capital fechado, não existe a emissão por parte da companhia de ações. Aqui, acontece a divis]ao entre os sócios e demais convidados, sem precisar se apresentar ao público por meio da bolsa.

Sociedade Simples

Por fim, temos a Sociedade Simples, na qual estão aqueles negócios focados somente em oferecer serviços. Estamos falando de dois ou mais parceiros que atuam no mesmo ramo e que exercem as suas atividades para a companhia.


Sendo assim, toda empresa enquadrada na Sociedade Simples não precisa ser registrada na Junta Comercial, tampouco está sujeita a enfrentar um processo de recuperação judicial.


Para a sua abertura e registro, os sócios precisam comparecer ao cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.


O que achou dos tipos de empresa existentes? Qual delas faz mais sentido para o seu negócio? Lembre-se sempre que esta escolha é fundamental e define como será a administração do seu empreendimento!


Portanto, para continuar acompanhando conteúdos com o que você acabou de ler, acesse o nosso blog e confira!


Aproveite também que estamos falando sobre abertura de empresas e leia Prestação de serviços: como empreender nesse segmento.


Contate-nos

Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como se preparar para o eSocial com dicas essenciais para prestadores de serviços, garantindo conformidade legal e gestão eficaz de pessoal
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas, incluindo obrigações, prazos e dicas para otimizar sua declaração fiscal
Por Time de Conteúdo 12 abr., 2024
Descubra como cumprir as regulamentações da LGPD na gestão de dados de membros de igrejas com este guia prático
Share by: