Blog Layout

De MEI para ME: Entenda como funciona

ago. 18, 2020

Todo empreendedor sonha em ver o seu negócio crescendo e ganhando cada vez mais autoridade no mercado. No entanto, o crescimento vem acompanhado de mudanças, como de MEI para ME (microempresa).


Acontece que muitos empreendedores, quando decidem abrir uma empresa, optam por se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). E, à medida que o seu empreendimento cresce, às suas demandas também acompanham o crescimento.


Leia também o nosso artigo sobre os
Tipos de empresas existentes: conheça as estruturas de negócio.


Desse modo, pode chegar um momento no qual o MEI não suporta mais a realidade de um negócio. Afinal de contas, o Microempreendedor possui algumas especificidades, como o seu faturamento anual.


Sendo assim,
o recomendado é que ocorra a mudança de MEI para ME. Fato que pode fazer com que muitos empreendedores tenham dúvidas para entender tanto como fazer tal mudança quanto como administrar uma ME.


Portanto, o que você acha de entender melhor este assunto agora? Acompanhe o nosso artigo para conhecer como é a mudança de
MEI para ME. Vamos lá?



De MEI para ME: quando fazer a mudança?

Como adiantado, o crescimento de um negócio vem acompanhado de mudanças na sua estrutura e na sua rotina. Com isso, é possível que o empreendedor tenha que lidar com algumas decisões, como migrar de MEI para ME.


Ou seja, quando um empreendimento começa a crescer no mercado, a sua demanda e, consequentemente, faturamento, também aumentam. O que pode fazer com que as especificidades do MEI não atendem mais a realidade da empresa.


Sendo assim,
torna-se obrigatório que o empreendedor faça a mudança de MEI para ME, a fim de manter o seu negócio devidamente regularizado. No entanto, para entender melhor este assunto, é necessário compreender cada um dos modelos em destaque.


Portanto, continue acompanhando o nosso artigo para entender mais sobre o Microempreendedor Individual e uma Microempresa. Veja a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto tão relevante no empreendedorismo.


Aproveite também para ler o nosso artigo sobre
Quero abrir uma empresa - Sociedade ou empresa individual?


Microempreendedor Individual (MEI)

Uma das categorias que mais tem crescido nos últimos anos, o Microempreendedor Individual possui algumas especificidades próprias. Dentre elas, encontra-se o faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil.


Além disso, o MEI pode ter somente um funcionário.
Caso a sua demanda cresça e surja a necessidade de novas contratações, o ideal é que ele mude para uma nova categoria, como uma microempresa.


Existem também outras características referentes ao MEI, como as atividades que podem ser desenvolvidas. Quando o empreendedor acessa a plataforma da modalidade, ele encontra uma lista de todas as atividades permitidas.


Por fim, uma última característica do MEI diz respeito à sua tributação, que é feita de maneira simplificada. Com isso, os tributos cobrados são recolhidos por meio de uma única guia, paga de maneira mensal.


Microempresa (ME)

Quando um empreendedor decide abrir uma microempresa, ele já possui mais possibilidades do que um MEI. Isto se dá, principalmente, pelo faturamento anual e a opção de contratar mais funcionários.


Desse modo, confira a seguir quais são as principais especificidades encontradas no momento em que o empreendedor opta por uma microempresa:



  • Faturamento anual de R$ 360 mil por ano;
  • Contratação de até 19 funcionários, o que varia de acordo com o seu segmento;
  • Escolha do melhor regime tributário;
  • Emissão de notas fiscais para as suas vendas;
  • Opção de escola entre os modelos de natureza jurídica.


Ou seja, ao optar pela mudança de
MEI para ME, o empreendedor encontra diversas vantagens para o seu negócio. Fato que justifica o porquê tal mudança é tão relevante para o desenvolvimento de um negócio.


Acesse o nosso blog para ler o artigo sobre
Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas.


Como fazer a mudança de MEI para ME?

Agora que o empreendedor já sabe o que faz um Microempreendedor Individual migrar para uma microempresa, é necessário fazer como é feita tal mudança. O que pode gerar várias dúvidas na cabeça de quem está pensando em mudar.


Desse modo, estamos falando de uma mudança que não é tão complicada quanto aparenta ser.
Ela pode ser feita com a ajuda de um profissional especializado no assunto, como um contador. Confira a seguir os principais passos:


  • Comunicar no site da Receita Federal;
  • Acessar o site do Simples Nacional e optar pelo serviço de Comunicação de desenquadramento do SIMEI;
  • Informar o motivo que o levou ao desenquadramento;
  • Comunicar à Junta Comercial, Secretaria da Fazenda Estadual e Municipal.


É de extrema importância, no processo de mudança de
MEI para ME, contar com uma contabilidade especializada. Para mais informações sobre como nós podemos ajudar o seu negócio, entre em contato conosco!


Além disso, não deixe de curtir as nossas
redes sociais e acompanhar o nosso blog para mais conteúdos como o que você acabou de ler. Confira também sobre Como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio.


Contate-nos

Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como se preparar para o eSocial com dicas essenciais para prestadores de serviços, garantindo conformidade legal e gestão eficaz de pessoal
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas, incluindo obrigações, prazos e dicas para otimizar sua declaração fiscal
Por Time de Conteúdo 12 abr., 2024
Descubra como cumprir as regulamentações da LGPD na gestão de dados de membros de igrejas com este guia prático
Share by: