Blog Layout

Saúde financeira da empresa: como avaliar e melhorar

abr. 30, 2021

Um erro comum cometido por muitos empresários é o desconhecimento da realidade apresentada por suas empresas. A fim de implementar uma gestão mais assertiva, é fundamental compreender e avaliar a saúde financeira de uma empresa.


Nesse momento, todo empreendedor deve ter à sua disposição os resultados obtidos por meio de uma série de indicadores financeiros.


Um dos principais indicadores utilizados para avaliar a
saúde financeira é o fluxo de caixa. Estamos falando de uma ferramenta que permite identificar e registrar todas as movimentações financeiras de uma empresa.


No entanto, o fluxo de caixa não é o único indicador financeiro que deve ser utilizado pelos empreendedores. Com isso, que tal compreender como acompanhar o momento financeiro de uma organização?


Acompanhe o nosso artigo até o final e descubra não somente como avaliar, assim como também avaliar a
saúde financeira de uma empresa? Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!


Leia também o artigo:
Tudo sobre o Imposto de Renda (IR) 2021: O que é, como funciona e como declarar.


Como avaliar a saúde financeira de uma empresa?

Diante de uma dificuldade financeira, muitos empreendedores não conseguem identificar as falhas cometidas em suas empresas.


Nesse momento, realizar a análise de indicadores financeiros se apresenta como de fundamental importância para uma empresa. Isso porque, eles proporcionam uma visão mais clara do seu momento financeiro.


Assim, ao analisá-los, os empreendedores podem compreender a
saúde financeira de uma empresa. O que permite tomar decisões cada vez mais assertivas, seguindo sempre o melhor caminho para o seu desenvolvimento.


A seguir, você poderá encontrar alguns exemplos de indicadores financeiros que podem ser utilizados para avaliar a
saúde financeira de uma empresa. Continue a sua leitura e compreenda melhor cada um deles!


1. Faturamento

O primeiro exemplo de indicador financeiro para mensurar a saúde financeira de um negócio é o seu faturamento. Isso porque, ele permite identificar como está o volume de vendas feitas por uma empresa.


Desse modo, por meio do índice de faturamento, se torna possível identificar o volume financeiro destinado ao caixa.


Além disso, o faturamento também abre as portas para uma avaliação dos resultados obtidos por uma empresa. O que permite aos empreendedores adotarem novas estratégias para aumentar o volume de vendas.


Confira também o nosso artigo referente ao assunto:
Sua empresa está pagando impostos corretamente?


2. Prazos de recebimento

Após analisar o faturamento para avaliar a saúde financeira de uma empresa, chegou o momento de avaliar também os prazos para o dinheiro obtido entrar no caixa. Estamos falando dos prazos de recebimentos.


Isso porque, receber um valor é diferente do que realizar uma venda. Logo, toda empresa deve avaliar os seus prazos, a fim de identificar se existe uma demora para receber os valores obtidos por meio de suas vendas.


Sendo assim, os prazos de recebimentos se apresentam como um indicador fundamental para uma empresa. Afinal de contas, a avaliação feita por um empreendedor permite traçar novas estratégias de vendas a prazo.


3. Endividamento

Um terceiro exemplo de indicador financeiro para avaliar a saúde financeira de uma empresa é o seu endividamento. Isso porque, todo empreendedor está sujeito a se deparar com um momento no qual seja necessário adquirir um empréstimo.


Dessa forma, é fundamental que este processo seja feito com bastante cuidado. Sem a cautela necessária, a obtenção de um empréstimo pode acabar sendo motivo para aumentar a dívida de uma empresa.


Portanto, o indicado é que, antes de optar por um empréstimo, o empreendedor saiba qual será o seu impacto na
saúde financeira da empresa. É o que vai guiá-lo para tomar a decisão mais assertiva no momento.


Aproveite para acompanhar também o nosso artigo:
Porte da empresa: Como definir o tamanho da sua empresa.


Como melhorar a saúde financeira de uma empresa?

Após compreender o que é a saúde financeira e como avaliá-la, é possível que você esteja se questionando também como propor melhorias na sua empresa. O que, inclusive, passa por uma série de fatores.


Ou seja, além de avaliar os indicadores financeiros, ainda é necessário implementar algumas boas práticas de gestão financeira.


A seguir, acompanhe quais são as decisões que devem ser tomadas por um empreendedor, a fim de promover melhorias na
saúde financeira de uma empresa:


  • Elaborar um planejamento financeiro;
  • Investir na criação de um fundo de emergência;
  • Realizar investimentos em produtos e serviços rentáveis.


Ao seguir dicas como as citadas acima, é possível manter uma empresa financeiramente saudável no mercado. O que é um passo indispensável para promover o seu desenvolvimento e, consequentemente, crescimento.


Portanto, você acabou de compreender melhor como avaliar e melhorar a
saúde financeira de um negócio. Agora, chegou o momento de colocar em prática todo o aprendizado adquirido por meio deste artigo!


Saiba que você pode contar com os serviços de contabilidade da
Diacontec! Nós trabalhamos com todas as suas necessidades fiscais e contábeis, para que seja possível se concentrar na atividade principal de um negócio.


Aproveite para
entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem ajudar você e a sua empresa!


Gostou do nosso conteúdo? Saiba que você pode continuar acompanhando por meio das nossas
redes sociais e blog! Nos vemos por lá!


Contate-nos

Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como se preparar para o eSocial com dicas essenciais para prestadores de serviços, garantindo conformidade legal e gestão eficaz de pessoal
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas, incluindo obrigações, prazos e dicas para otimizar sua declaração fiscal
Por Time de Conteúdo 12 abr., 2024
Descubra como cumprir as regulamentações da LGPD na gestão de dados de membros de igrejas com este guia prático
Share by: