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Quatro vantagens de se fazer uma boa gestão comercial

fev. 03, 2020
 A gestão comercial, basicamente, pode ser considerada como o coração da empresa. Quando esta área não vai bem, muito dificilmente o negócio como um todo terá bons resultados. 
Quando os volumes de vendas caem, torna-se complicado manter o nível de qualidade no atendimento oferecido aos seus clientes, como também conquistar a confiança de seus investidores. 
Diante disso, preparamos para você quatro vantagens de se fazer uma boa gestão comercial em sua empresa. Confira agora mesmo!

 O que é gestão comercial?

Podemos entender como gestão comercial a gerência de recursos relacionados a atividade comercial de uma empresa. Ou seja, otimiza a administração dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos ligados ao setor comercial. 
Desta a maneira, a gestão comercial é responsável por: 
• Gestão de processos e pessoas;
• Análises de mercado;
• Precificação dos produtos e serviços;
• Promover ações de relacionamento com o cliente;
• Definir pontos de vendas;
• Entre outros.
Sendo assim, podemos afirmar que a gestão comercial compreende dois importantes viés: o estratégico e o operacional. 

Principais vantagens de uma boa gestão comercial 

Como é possível perceber, a gestão comercial é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. 
Além disso, o gestor comercial deve estar sempre atento e cuidar diretamente de todos os assuntos relacionados aos seus clientes e fornecedores, possuindo como um de seus principais objetivos, a garantia de que sua empresa esteja sempre se desenvolvendo de maneira saudável e competitiva no mercado. 
Existem algumas vantagens importantes que uma boa gestão comercial é capaz de proporcionar para um negócio. Veja a seguir: 

1-Definição de metas

Elaborar um plano estratégico sem a definição correta e adequada de suas metas pode acabar complicando a sua gestão administrativa e, por isso, a gestão comercial busca executar de maneira organizada, o cumprimento de os seus objetivos. 
Além do que, se torna mais fácil trabalhar estratégias com métricas que podem ser bem acompanhadas. 

aumento de seus volumes de dados. 
Devido a diversidade de softwares e sistemas que são capazes de transformar a rotina do gestor, automatizando suas tarefas e, garantindo assim, a análise de informações que irão contribuir nas tomadas de decisões. 
Desta forma, é possível conhecer o mercado no qual está inserido, seu público alvo e fornecedores. Um exemplo a ser citado é a implementação da tecnologia certa para o tipo de operação da empresa, que irá proporcionar a automatização de muitos processos. Além disso, também permitirá decisões mais assertivas e produtivas a empresa. 

3-Aumento das vendas  

O aumento dos números de vendas é um do mais importantes para a gestão comercial. Uma vez que contar com esta área estruturada, terá como base um planejamento estratégico que possibilite a criação de ações que visam o aumento de suas vendas. 
Ou seja, isso significa trabalhar a sua abordagem de maneira personalizada e com promoções diferenciadas. Além disso, também é possível trabalhar estratégias de marketing elaboradas de acordo com o seu público, mercado, etc. Assim, tem como resultado direto um aumento no seu número de vendas e valor de seu ticket médio. 

4-Controle financeiro 

 A gestão comercial também é responsável por processar todos os dados financeiros de acordo com suas datas de pagamentos, contas a receber e controle do fluxo de caixa. 
Desta maneira, a figura de um gestor auxilia também no uso de sistemas e demais tecnologia que auxiliam no controle financeiro, garantindo assim o crescimento da empresa de forma sustentável. 
Sendo assim, por meio de um bom controle financeiro é possível perceber o momento certo de expandir o seu negócio, sem que seja preciso comprometer o seu patrimônio. 

Principais dicas para otimizar a gestão comercial 

Agora que você já aprendeu as principais vantagens de realizar a gestão comercial em seu negócio, veja nossas dicas para melhorar este setor em sua empresa. 
• Capacite a sua mão-de-obra ou contrate colaboradores experientes no setor comercial;
• Utilize as ferramentas certas, como, por exemplo, bons sistemas de gestão, que possam automatizar suas demandas e processos;
• Tenha um planejamento de vendas, com metas claras e atingíveis;
• Conheça o seu público, compreendendo melhor as características, suas demandas e necessidades;
• Faça o controle preciso te todos os seus processos internos, melhorando o atendimento prestado ao cliente; 
• Integre os setores, garantindo que a informação flua facilmente na sua empresa;
• Trabalhe com bons fornecedores.
Portanto, podemos afirmar que a gestão comercial é um importante setor dentro das empresas! Aproveite para deixar seu comentário no campo logo abaixo e nos conte como tem feito a gestão comercial em sua empresa. 
Gostou de nosso conteúdo? Aproveite para acessar nosso blog e leia também: Como a gestão de capital humano contribui na criação de uma equipe de sucesso

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