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Precificação: como definir o preço de produtos e serviços

jan. 19, 2021

Você compreende quais são as principais responsabilidades de um empreendedor após decidir abrir o seu próprio negócio? Diante de tantas obrigações, ele encontra a precificação dos seus produtos ou serviços.


Estamos falando de definir o preço de venda que será cobrado no mercado. No entanto, muitos empreendedores acabam falhando neste momento ou não dedicando a atenção devida ao processo.


Deste modo, o processo de
precificação de produtos e serviços deve levar em consideração uma série de fatores. Dentre eles, nós podemos dar um destaque especial para alguns deles, como:


  • Custos e despesas;
  • Margem de lucro;
  • Realidade do mercado;
  • Percepção de valor.


Além disso, ainda existem outros fatores que devem ser analisados por um empreendedor no momento de definir a sua
precificação. Com isso, a fim de proporcionar um melhor entendimento sobre o assunto, preparamos este artigo!


Portanto, continue a sua leitura e aproveite para descobrir como definir o melhor preço de venda para os seus produtos e serviços. Acompanhe com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!


Aproveite para conferir também o artigo sobre a:
Contabilidade em tempos de crise: como uma consultoria especializada pode ajudar o seu negócio a superar momentos difíceis.


Do que se trata o processo de precificação?

Como você já pode compreender, a precificação se apresenta como o ato de determinar um preço de venda para os produtos e serviços de uma empresa. Com isso, ele se torna uma das principais estratégias para se consolidar no mercado.


No entanto, não estamos falando de um processo que pode ser feito de qualquer maneira. É necessário, antes de qualquer coisa, buscar ser estratégico.


Afinal de contas, o foco de uma
precificação precisa ser cobrir a soma de todos os gastos de um negócio e ainda ser capaz de gerar lucro para os seus sócios. É o que faz com que uma empresa seja, de fato, lucrativa.


Ou seja, é por meio da
precificação que uma empresa consegue alcançar e manter a sua saúde financeira. O que faz com que ela se consolide como uma autoridade no mercado no qual atua.


Portanto, acompanhe a seguir alguns dos principais objetivos por trás deste processo, que justificam a sua importância para uma empresa. Vamos lá?


Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre:
Abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas no Rio de Janeiro.


Quais são os principais objetivos da precificação?

Já foi possível compreender que a precificação é uma das estratégias mais importantes de uma empresa. Afinal, ela abre as portas para a geração de lucro e, consequentemente, sua consolidação no mercado.


Deste modo, por meio da assertividade deste processo, uma empresa pode colher uma série de benefícios. Acompanhe a seguir alguns dos principais:


  • Atingir o seu público-alvo;
  • Satisfazer os desejos do seu consumidor;
  • Vencer a sua concorrência;
  • Arcar com todos os seus custos;
  • Melhorar os seus resultados.


Ou seja, quando a sua empresa é assertiva no momento da
precificação, ela pode colher cada um dos benefícios citados acima. Portanto, que tal compreender melhor como é o processo para definir o preço dos seus produtos e serviços?


Confira a seguir pontos fundamentais que proporcionam a assertividade no momento de definir o seu preço de venda!


Não perca a oportunidade também de conferir o nosso artigo sobre a:
Prevenção de passivos trabalhistas e tributários: entenda!


Como definir a correta precificação?

Para ser assertivo no momento de definir a precificação da sua empresa, existem alguns fatores que devem, necessariamente, serem levados em consideração. O que você acha de descobrir quais são eles?


1. Conheça os seus gatos

O primeiro passo a ser seguido por uma empresa é obter o correto entendimento de todos os seus custos e despesas. Com isso, deve-se fazer um levantamento que permita identificá-los.


Isso porque, quando essa etapa é ignorada, uma empresa pode acabar obtendo prejuízo, mesmo que esteja com um bom número de vendas.


Deste modo, o correto entendimento de todos os gastos de uma empresa é fundamental, uma vez que a
precificação tem como intuito cobrir todos eles. Portanto, fique atento ao que a sua empresa está gastando!


Aproveite também para acompanhar o nosso artigo sobre o assunto:
Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa?


2. Defina uma margem de lucro

O segundo passo para ser assertivo no momento de definir a sua precificação é ter em mãos uma margem de lucro. Afinal, além de cobrir os seus gastos, se faz necessário gerar lucro para o seu negócio.


Quando falamos em lucro, estamos nos referindo à diferença existente entre o faturamento de uma empresa com a soma dos seus gastos.


Sendo assim, deve-se levar em consideração quanto a sua empresa deseja lucrar por meio das suas vendas. No entanto, cuidado para não colocar preços baixos demais, tampouco altos. Busque sempre o equilíbrio.


3. Faça um estudo de mercado

Conhecer a sua concorrência é fundamental para ser assertivo na precificação da sua empresa. Ou seja, o seu preço de venda precisa ser compatível com o que o mercado exige e não se distanciar demais dos seus concorrentes.


Desta maneira, uma ação que deve ser evitada por toda e qualquer empresa é a realização de uma
guerra de preços. Afinal, isso pode fazer com que os seus clientes se afastem do seu negócio, resultando em grandes prejuízos.


Confira também o nosso artigo sobre o assunto:
A importância da contabilidade na elaboração de cálculos trabalhistas e tributários.


4. Markup

A nossa última dica para a precificação de produtos e serviços da sua empresa é o markup. Estamos falando de um cálculo que permite chegar até um equilíbrio entre os seus custos e a sua margem de lucro.


Para calcular o markup, será necessário levar algumas variáveis em consideração. Acompanhe a seguir quais são:



  • Preço unitário do total de vendas;
  • Despesas Fixas (DF);
  • Despesas Variáveis (DV);
  • Margem de Lucro (ML);
  • Custo de Produção (CP).


Sendo assim, para alcançar o resultado do markup, temos a seguinte fórmula: 100/100 - (DF + DV + ML).


Após chegar ao resultado, deve-se multiplicar o valor obtido pelo custo de produção. É o que permite definir o preço de venda por uma unidade de um produto, por exemplo.


Portanto, você acabou de acompanhar as nossas dicas acerca da precificação. Qual a sua opinião sobre o nosso artigo? Caso tenha ficado alguma dúvida, compartilhe conosco no campo de comentários!


A fim de ser mais assertivo nos processos da sua empresa, você pode contar com a
Diacontec! Trabalhamos com foco em todas as suas necessidades fiscais e contábeis, proporcionando maior foco nos seus negócios.


Com isso,
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