Blog Layout

Como abrir empresa no Rio de Janeiro: passo a passo completo

jan. 02, 2023

A fama de cidade maravilhosa do Rio de Janeiro não é exclusiva para os turistas. O município é o segundo mais populoso do Brasil, sendo um dos principais polos comerciais do país. Não à toa, muitos empreendedores sonham em abrir o seu negócio na capital fluminense


Todavia, o processo de
abertura de empresas é cerceado por questões e processos que devem ser analisados com atenção e podem variar conforme cada estado ou município. 


Por isso, preparamos esse artigo com um
passo a passo de como abrir empresa no Rio de Janeiro!


Leia também:
Como calcular a margem de lucro do seu negócio.


Por que abrir empresa no Rio de Janeiro?

Escolher o local de abertura de uma empresa deve ser uma decisão estratégica, tomada de modo a potencializar a lucratividade do empreendimento. Dessa forma, é de se imaginar que muitos empreendedores sintam-se atraídos pelo Rio de Janeiro, visto que a capital é a segunda mais populosa do país, ficando atrás apenas de São Paulo.


Segundo uma
pesquisa da Endeavor, de 2017, a capital fluminense era, na época, a 6ª melhor cidade do Brasil para empreender. O que evidencia que, apesar do mercado competitivo, o Rio de Janeiro apresenta um ambiente convidativo para empreendedores dinâmicos e inovadores.


Abrindo uma empresa no Rio de Janeiro: passo a passo

Abrir empresa no Rio de Janeiro se tornou ainda mais prático nos últimos anos, visto que, atualmente, a maioria dos processos que podem ser realizados online, tornando todo o procedimento mais fácil e dinâmico.

Todavia, abrir empresa no Rio de Janeiro, como em qualquer outro lugar, ainda é uma operação consideravelmente complexa, que demanda o domínio de determinados conhecimentos, visto que questões como escolha de regime societário e de natureza jurídica ainda são pontos importantes. 


Para fins de clareza, separamos o passo a passo de
abertura de empresa no Rio de Janeiro em dois blocos. 


No primeiro, chamado “processos deliberativos”, estão os passos que precedem o momento de registro da empresa e envolvem tomadas de decisões estratégicas. Enquanto no segundo bloco, chamado “processos burocráticos”, estão as etapas que envolvem os registros e demais trâmites burocráticos. 


Processos deliberativos

01. Elabore do plano de negócio

Provavelmente o processo mais importante na abertura de uma empresa, o plano de negócio é para o empreendimento como a planta de uma construção. Ele guiará as outras etapas, visto que muitas decisões futuras devem ser pensadas estrategicamente para privilegiar o que foi determinado no projeto de base.


Dentre os fatores que devem ser discutidas na elaboração do plano de negócio, destacamos:


  • A delimitação dos serviços e/ou produtos oferecidos;
  • Porte da empresa;
  • A situação do mercado;
  • Público-alvo;
  • O local de atuação;
  • Principais concorrentes.


02. Determine a natureza jurídica

A natureza jurídica de um empreendimento diz respeito à sua estrutura organizacional. É ela que determina, por exemplo, se a empresa pertence a um único proprietário, se ela apresenta múltiplos sócios ou se é dividida em ações. 


A escolha da natureza jurídica também define a responsabilidade de cada sócio. Em empresas de responsabilidade ilimitada, por exemplo, o patrimônio pessoal dos titulares é comprometido em caso de mau desempenho do negócio.


03. Determine o regime tributário

O regime tributário diz respeito ao conjunto de normas e leis através das quais a empresa irá arcar com suas obrigações fiscais e tributárias. Essa escolha é especialmente importante porque pode impactar fortemente nos números da empresa, visto a onerosa carga de impostos brasileira.


A escolha do regime tributário considera fatores como o porte da empresa, a natureza jurídica e o faturamento anual. Fazer uma escolha estratégica pode ser fator determinante na longevidade do empreendimento.


04. Arrecade o capital social

O capital social é muito importante no momento de abertura de empresas no Rio de Janeiro porque é composto pelos recursos que a empresa tem para iniciar as suas atividades. Tirar uma empresa do papel apresenta custos, como maquinário, mão de obra, matéria-prima e locação de espaço. 


O capital social de uma empresa que está sendo aberta diz respeito ao valor investido pelos sócios, seja em forma de capital ou de bens. 


05. Elabore o Contrato Social

Uma vez determinado todos os pontos anteriores, essas informações serão unificadas em um documento: o Contrato Social. Esse documento formaliza o nascimento de sua  empresa no Rio de Janeiro, sendo assinado pelos sócios, concordando com as diretrizes estabelecidas para a atuação do novo negócio.


Sua emissão marca também o início dos processos de registro da
empresa ante ao governo, visto que o Contrato Social deve, posteriormente, ser devidamente registrado na Junta Comercial do estado (Jucerja). Caso a empresa pertença a um único proprietário, esse documento é substituído pelo Requerimento de Empresário.


Processos de registro

Como vimos, atualmente, é possível realizar quase todos os processos de registro de nova empresa no Rio de Janeiro online, através deste site.


01. Consulta prévia de local

O primeiro passo dessa segunda etapa da abertura de empresa no Rio de Janeiro é fazer a consulta prévia de local para verificar se a sua empresa pode de fato exercer as atividades pretendidas dentro do município.


Por questões de segurança civil, existem regras quanto a quais atividades podem acontecer em espaço urbano. Essa consulta pode ser feita através do site
Carioca Digital. A resposta leva em torno de 2 dias para chegar. 


02. Junta Comercial

O próximo passo a ser dado é realizar o registro da sua empresa no site da JUCERJA. Com esse cadastro, você conseguirá realizar o pedido de viabilidade da empresa.


O pedido de viabilidade irá verificar a disponibilidade do nome desejado, o enquadramento no corpo de bombeiros e as possíveis restrições para a obtenção da Inscrição Estadual.


03. Receita Federal

Por fim, chega a hora de solicitar o tão sonhado CNPJ. Essa etapa é feita através do preenchimento do Documento Básico de Entrada no CNPJ (DBE).


Essa etapa é realizada no site da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (
REDESIM).


Caso deferido, o órgão emitirá o Contrato Social registrado da sua empresa, bem como o cartão do CNPJ.


Dessa forma, a sua empresa estará oficialmente legalizada.


Simplifique sua vida: Conte com as soluções da Diacontec Serviços Contábeis!

Como vimos nesse artigo, apesar de o processo ter sido facilitado pela tecnologia, abrir empresa no Rio de Janeiro ainda é uma tarefa complexa e cheia de pormenores. 


Com a
Diacontec Serviços Contábeis, você não precisa se preocupar com os trâmites burocráticos! A Diacontec é uma contabilidade que atua no Rio de Janeiro há mais de 40 anos, tendo se tornado referência no mercado. 


Nosso time de profissionais especializados cuidará do processo de abertura da sua empresa, enquanto você poderá se dedicar inteiramente ao core business!


Fale
com um de nossos especialistas e explore suas possibilidades!


Mais conteúdos informativos sobre empreendedorismo e contabilidade podem ser encontrados em nosso
blog e em nossas redes sociais!


Leia também:
Assessoria contábil para prestadores de serviços no Rio de Janeiro: conheça a importância.


Contate-nos

Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como se preparar para o eSocial com dicas essenciais para prestadores de serviços, garantindo conformidade legal e gestão eficaz de pessoal
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas, incluindo obrigações, prazos e dicas para otimizar sua declaração fiscal
Por Time de Conteúdo 12 abr., 2024
Descubra como cumprir as regulamentações da LGPD na gestão de dados de membros de igrejas com este guia prático
Share by: