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Como calcular a margem de lucro do seu negócio

out. 31, 2022

Saber calcular a margem de lucro é fundamental para qualquer empreendedor, independente do porte ou setor de atividade da empresa. 


Pode-se, inclusive, observar a
margem de lucro de uma determinada empresa como um indicador objetivo do desempenho comercial e econômico da empresa. 


Quanto maior a flutuação entre os percentuais ao longo de um tempo, mais instável é percebida a gestão da empresa.


Mas, como calcular a
margem de lucro da empresa, qual a sua importância e quais aspectos devem ser considerados?


Pensando nessas perguntas, nosso time de especialistas desenvolveu este artigo para te auxiliar no momento de calcular a
margem de lucro da empresa.


Tenha uma ótima leitura!


Aproveite para saber:
Precificação: como definir o preço de produtos e serviços



Diferença entre lucro e margem de lucro

O lucro sempre refere-se a uma relação entre receita e custo, podendo ser calculado com base em valores brutos ou líquidos, assim como os custos podem indicar despesas operacionais e tributárias.


A
margem de lucro expressa uma porcentagem sempre relativa ao lucro obtido e a receita alcançada. Portanto, indicando um percentual.


Para calcular o lucro deve-se subtrair da receita obtida os custos de produção ou execução do serviço. Por exemplo, se uma empresa teve de receita bruta em determinado mês de R$ 10.000,00, com apuração dos custos de R$ 7.000,00, logo, observa-se um lucro bruto de R$ 3.000,00. 


  • receita bruta - custos = lucro bruto


Já a
margem de lucro representa a relação entre o lucro bruto obtido e as receitas totais. Neste exemplo, o lucro de R$ 3.000,00 é relacionado proporcionalmente aos R$ 10.000,00 alcançados de receita. Neste caso, um percentual de 30% de margem de lucro bruto.


  • lucro bruto / receita bruta = margem de lucro


No entanto, outras despesas e custos podem ser calculados de maneira a considerar toda a cadeia produtiva ou de prestação de serviços envolvida. Para este tipo de cálculo se considera a receita líquida.


Isto é, o total bruto alcançado menos os dispêndios com impostos, tributos e custos operacionais. No exemplo anterior, imaginemos que incida R$ 1.000,00 em tributos e impostos e mais R$ 500,00 de custos operacionais.


Logo, da receita bruta de R$10.000 deve-se subtrair tanto os R$7.000,00 de despesas quanto os R$1.500,00 de tributação e custos operacionais. O valor resulta na receita líquida de R$1.500,00. 


Desse modo a
margem de lucro líquida representaria a relação de R$1.500,00 proporcionais a receita total de R$10.000,00. Portanto, uma margem de 15% de lucro líquido.


  • lucro líquido / receita total = margem de lucro líquido


Ou seja, lucro e
margem de lucro representam sempre relações. Contudo, o primeiro é expresso belo abatimento de valores despendidos com valores recebidos e o segundo, a proporção entre lucro e receita. 


Qual a importância em saber calcular corretamente a margem de lucro?

Deve-se sempre ter em mente que um bom cálculo de margem de lucro implica numa maior atenção às operações comerciais e econômicas da empresa. 


A flutuação destes valores, ao longo de certa faixa de tempo, demonstra o percurso financeiro da empresa entre períodos de maior ou menor rentabilidade.


A análise comparada e contextual destas flutuações com condições variáveis de mercado, como o comportamento geral de compra-venda, por exemplo, auxilia na tomada de decisões mais estratégicas e assertivas por parte dos gestores.


Se uma determinada empresa apresenta um fluxo de vendas maior nos períodos janeiro-março de cada ano, é importante para os gestores tomar decisões específicas para este período. 


Neste caso, por exemplo, alterar a
precificação de produtos com vistas a aumentar proporcionalmente a margem de lucro e acumular caixa para investimentos ou manutenção das atividades em períodos de menor demanda.


Desse modo, adotar o cálculo de
margem de lucro de maneira recorrente implica numa maior atenção à estrutura e saúde financeira da empresa. 


Aproveite para saber também sobre a diferença entre
lucro e faturamento


O que é considerado no cálculo de margem de lucro?

Alguns aspectos devem ser considerados na hora de se calcular a margem de lucro da empresa. Sobretudo, aqueles de natureza retroativa e proativa. Ou seja, os percursos dos ganhos efetivos do negócio e aqueles cenários conjunturais de rentabilidade.


Planejamento e previsão de receita por período

Apesar das flutuações recorrentes e comuns de mercado, traçar uma meta com um perfil de previsibilidade nas receitas é fundamental. Projetar cenários e realizar planejamentos torna o processo de avaliação e cálculo de margem de lucro mais assertivo.


Isto devido a certo horizonte de possibilidade de receita auferida e controle maior de custos, tendo em vista o planejamento estabelecido. Isto é, apesar dos mercados atuais apresentarem certa imprevisibilidade, deve-se conjecturar cenários. 


Esse procedimento depende, efetivamente, de uma projeção de margem de lucro e definição de metas operacionais e diretivas da empresa.


Avaliação de comportamento de mercado

Do mesmo modo que conjecturar cenários futuros é válido e se utiliza como base de cálculo a margem de lucro, a realização retrospectiva também é interessante. 


Analisar o percurso de ganhos de uma empresa e compará-los com o objetivo de verificar recorrência no comportamento de mercado é fundamental. Por exemplo, para saber se numa determinada época do ano há maior ou menor demanda. 


Consequentemente, a partir deste processo retroativo de análise de
margem de lucro, o quadro diretivo da empresa é capaz de traçar um perfil geral de comportamento de consumo ou demanda por serviços por época do ano, entre sazonalidade e perenidade. 


Reestruturação operacional e maximização produtiva

A partir do cálculo de margem de lucro também é possível que se avalie criteriosamente quais são os custos operacionais mais onerosos. Tanto em relação aos valores despendidos quanto ao retorno da despesa em lucro efetivos.


Por exemplo, se por meio do cálculo de
margem de lucro verifica-se que  27% dos custos operacionais originam-se de um departamento ineficiente, cabe à direção da empresa definir novas estratégias considerando, inclusive, a reestruturação operacional. 


Desse modo, a
margem de lucro também fornece dados essenciais ao entendimento das operações da empresa, sejam produtivas ou de prestação de serviços.


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A margem de lucro, como indicador, sempre expressa uma relação percentual. Quanto maior a margem de lucro, melhor será o panorama financeiro de sua empresa - desde que bem gerida. 


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