Blog Layout

Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro: Conheça o Passo a Passo

jul. 29, 2021

Realizar abertura de uma empresa além de ser um passo importante para se tornar sonho realidade também vem acompanhado de diversas responsabilidades. 


Por isso,  o processo de
abertura de empresa deve ocorrer de forma planejada. Logo, é de fundamental importância que o empresário conte com a orientação de um plano de negócio, antes de fato fazer sua inscrição no CNPJ e dar início no desenvolvimento de suas atividades empresariais. 


 A legalização e formalização de um negócio, é uma das etapas mais importantes. No entanto, em meio  a complexidade de nosso sistema tributário, muitos profissionais preferem atuar na informalidade.


Por mais que esta atitude pareça algo simples e que envolve menos burocracias, realizar a abertura da sua empresa atendendo a todos os requisitos legais possui inúmeras vantagens. 


Pensando em tornar este processo menos moroso e simplificar a vida dos empreendedores a
Diacontec Serviços Contábeis, criou este passo a passo como abrir uma empresa no Rio de Janeiro


Confira a seguir:
Abertura de Empresas, Alterações Contratuais e Baixa de Empresas no Rio de Janeiro


Por que abrir empresa no Rio de Janeiro?

Sendo a segunda maior cidade do país e uma das mais conhecidas em todo o mundo, o Rio de Janeiro é a segunda maior potência econômica do país, com um PIB de aproximadamente 337,5 bilhões de reais. 


E este valor tende a crescer ainda mais, com a geração de mais de 1800 empregos formais na cidade, a Secretária de Desenvolvimento Econômico projeta, ainda para este ano, um
crescimento de 3% do Produto Interno Bruto da cidade maravilhosa. 


Com esta nova aquecida na economia, o empreendedor pode aproveitar o retorno do crescimento econômico para maximizar seus ganhos. 


Você sabia que a
capital carioca foi eleita em 2017 6° melhor cidade para empreender

Então não perca tempo e comece agora mesmo o processo de abertura da sua empresa no Rio de Janeiro


Quanto custa abrir empresa no Rio de Janeiro?

O valor cobrado no processo de abertura irá depender do tipo de empresa, pois as taxas mudam conforme a natureza jurídica e as necessidades de licenciamento. 


Isso porque, todos os tipos de empresa devem realizar o pagamento de uma taxa de registro do
contrato social, exceto os empreendedores MEI. 


Para uma microempresa constituída como EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou Sociedade Empresária é preciso realizar o pagamento de uma taxa de aproximadamente R$ 400,00 à junta comercial.


Na prefeitura, a taxa de licença para estabelecimento é de aproximadamente 800 reais para pessoas jurídicas e R$ 250, 00 para pessoas físicas, conforme divulgado no site.


Leia mais tarde:
Precificação: como definir o preço de produtos e serviços

 


Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro? 

Antigamente o processo de abertura de empresa no Rio de Janeiro, acontecia de forma lenta e burocrática, levando até 30 dias desde a consulta de viabilidade até a obtenção de todos os alvarás. 


Agora o processo de
abrir empresa no Rio de Janeiro  pode ser feito de uma forma um pouco mais simples por meio da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.


Entretanto antes da abertura da empresa o empreendedor deve providenciar os alvarás e também o contrato social. 


Como abrir empresa no Rio de Janeiro passo a passo: 

Pensando em facilitar a vida de quem deseja abrir empresa no Rio de Janeiro, confira a seguir de forma simplificada o passo a passo de como realizar a abertura da sua empresa.

 


1.Faça a consulta prévia de local

O primeiro passo para realizar a abertura da sua empresa é verificar a viabilidade, ou seja, se o local escolhido é adequado para a execução das atividades pretendidas. 


Após informar o endereço do local a prefeitura irá dar um parecer positivo ou negativo, sobre a adequação ou inadequação do local para o negócio. Conte com a ajuda de um profissional especializado e abertura de empresa para facilitar sua aprovação. 


2.Faça o cadastro no site da Jucerja

Caso a viabilidade seja comprovada, nesta segunda etapa a prefeitura irá também verificar se o nome empresarial escolhido está disponível e se existe a necessidade de obtenção do alvará do Corpo de Bombeiros. 


Devendo
acessar o site da JUCERJA, preencher o formulário de cadastro de usuário, selecionar no menu principal a opção Cadastrar/Acessar > Cadastrar. 


Após realizar o cadastro, será preciso confirmar o mesmo clicando no link da mensagem que foi enviada para o e-mail informado no cadastro.


3.Solicite seu CNPJ

Agora é o momento de realizar a solicitação do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ) à Receita Federal. O processo pode ser feito pelo Portal Gov.br na opção  Abra a sua Pessoa Jurídica. 


A solicitação do CNPJ é feita por meio da emissão do DBE (Documento Básico de Entrada). Nesta etapa são exigidos alguns dados da empresa como: 


  • Tipo jurídico;
  • Nome empresarial;
  • Nome fantasia;
  • Data de constituição;
  • Endereço;
  • Dados pessoais dos sócios;
  • Capital social entre outras informações. 


Em seguida, a Junta Comercial irá exigir o pagamento da taxa de registro da empresa, que conforme já dito neste material varia segundo o tipo de empresa. 


4.Criação do certificado digital 

Hoje em dia boa parte das transações financeiras são feitas no ambiente online, dessa forma, quem decide abrir empresa no Rio de Janeiro deve providenciar a certificação digital para assinar documentos virtualmente. 


Este serviço também ocorre por meio do site da Jucerja, para conseguir a certificação o empreendedor deve fornecer os seguintes documentos: 


  • CPF e RG do titular e sócios;
  • Comprovante de residência;
  • Última declaração de Imposto de Renda;
  • Carteira do órgão regulamentador (como OAB, CRA, CREA, CORE, entre outros), se a empresa for relacionada a uma atividade profissional específica;
  • Endereço comercial;
  • Inscrição Imobiliária ou Indicação Fiscal do imóvel que será usado como sede;
  • Atividades da empresa (CNAE).

 5.Cadastre-se para emitir nota fiscal


Um dos passos fundamentais para o bom funcionamento das empresas é a
emissão de nota fiscal, portanto, esse detalhe já deve ser resolvido antes da inauguração do seu negócio. 


Ao
abrir empresa no Rio de Janeiro o empreendedor deve solicitar o credenciamento junto a Sefaz-rj, assim é possível obter a nota fiscal convencional e também a eletrônica. 


São muitas burocracias acerca da
abertura de empresa no Rio de Janeiro, dessa forma, contar com o suporte de uma equipe de contabilidade faz toda a diferença para que esse processo ocorra de forma mais ágil e sem erros. 


Com mais de três décadas de experiência, a
Diacontec Serviços Contábeis é uma contabilidade focada no oferecimento de serviços contábeis de alta qualidade. Temos especialistas habilitados para o processo de abertura de empresa. Entre em contato!


Se você gostou deste artigo e deseja ver mais conteúdo semelhante a este, acesse o nosso
blog e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais


Aproveite e leia também:
Porte da empresa: como definir o tamanho da sua empresa


Contate-nos

Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como se preparar para o eSocial com dicas essenciais para prestadores de serviços, garantindo conformidade legal e gestão eficaz de pessoal
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas, incluindo obrigações, prazos e dicas para otimizar sua declaração fiscal
Por Time de Conteúdo 12 abr., 2024
Descubra como cumprir as regulamentações da LGPD na gestão de dados de membros de igrejas com este guia prático
Share by: