Blog Layout

Principais medidas do governo brasileiro contra o Coronavírus

abr. 28, 2020

Medidas do governo brasileiro contra o coronavírus

O mundo está diante de um cenário caótico e de muita preocupação. A pandemia do COVID-19 tem feito cada vez mais vítimas e se expandido com muita rapidez. Dessa maneira, com o intuito de controlar o avanço da doença, várias medidas estão sendo impostas pelo governo brasileiro contra o coronavírus.

A rotina da população mundial, considerando o avanço do novo coronavírus, tem mudado de modo que as ruas estão vazias, os comércios fechados e as empresas dispensando os seus funcionários.

Sendo assim, é de extrema importância que medidas sejam tomadas por parte dos governantes de cada país e aceitas pela população.

Além disso, toda empresa deve buscar ter à sua disposição o auxílio de uma contabilidade, que possa contribuir, por exemplo, na obtenção de crédito.

Dessa forma, conheça agora as principais medidas do governo brasileiro contra o coronavírus. Leia o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.


Medidas do governo brasileiro contra o coronavírus

O governo brasileiro, em parceria com o Ministério da Saúde, tem anunciado uma série de medidas para frear o avanço do novo coronavírus.

Tais medidas se referem tanto para a população no geral, quanto para as empresas, uma vez que ambas sentem os impactos da pandemia.

Sendo assim, é imprescindível, em um momento como esse, buscar se orientar sobre as medidas anunciadas a fim de se adaptar às mudanças. Afinal, elas estão diretamente associadas à rotina de milhares de brasileiros.

Dessa maneira, entendendo o impacto das medidas do governo brasileiro contra o coronavírus e como elas afetam a vida dos brasileiros, conheça-as agora!

Isolamento social

Especialistas de todo o mundo estão recomendando que as pessoas evitem sair na rua a fim de frear a propagação do coronavírus.

Dessa forma, com os brasileiros em casa, é possível conter o avanço do coronavírus, entendendo que a transmissão, assim como já é em outros países, se dá de maneira comunitária.

Ou seja, as pessoas precisam evitar até mesmo de sair de casa para trabalhar, o que está fazendo com que muitos comércios se encontrem com as portas fechadas. Enquanto isso, outras empresas estão suspendendo as suas atividades por período indeterminado ou promovendo o home office.

Tal medida adotada pelas empresas é fundamental não somente para seguir uma recomendação, mas para promover a valorização dos seus funcionários. Além disso, é possível reduzir algumas das despesas, aumentando assim o seu capital no final do mês.

Shows e eventos cancelados

Outra das medidas do governo brasileiro contra o coronavírus é o cancelamento de shows e de grande eventos. A recomendação é para evitar a aglomeração de pessoas e, para isso, deve-se remarcar na agenda compromissos já agendados.

Sendo assim, diversas igrejas estão transmitindo as suas reuniões online, campeonatos de futebol foram paralisados, assim como os cruzeiros marítimos também.

Ou seja, evitando o ajuntamento de um grande número de pessoas em um mesmo ambiente é uma das principais medidas para conter o avanço da doença.

Home office x férias coletivas

Muitas empresas, entendendo que o cenário atual pode resultar na queda no número de vendas e do seu faturamento, estão buscando soluções para manter os seus serviços ativos no mercado.

Dessa maneira, uma das práticas mais adotadas no momento é a possibilidade do trabalho remoto dos seus funcionários.

Ou seja, por meio do home office, a empresa mantém os seus colaboradores desempenhando todas as suas atividades em prol da manutenção de um negócio.

Outra alternativa, agora não tão comum nas empresas brasileiras, são as férias coletivas. Entretanto, não são todos os empresários que estão recorrendo ao método.


Medidas para as empresas brasileiras

Aproveitando que estamos falando sobre as empresas, o governo brasileiro também tomou uma série de medidas em prol dos empresários.

Dessa maneira, entendendo que os consumidores estão em casa, é necessário compreender que empresas de diversos setores sofrerão uma queda no número de vendas. O que resulta em menos capital para os próximos meses.

Sendo assim, o governo brasileiro possibilitou que as parcelas referentes ao Simples Nacional fossem adiadas. Além disso, o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) foi adiado.

Após revisão da Medida Provisória (MP), que recentemente havia sido publicada pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta  quarta-feira, um de abril, uma nova Medida Provisória (MP), fora publicada pelo seu governo, alterando assim alguns medidas que já haviam sido citadas anteriormente. 
Sendo assim, a MP criada permite  a redução de até 70% da jornada de trabalho e também dos salários de trabalhadores, durante o período de 90 dias. 

Além disso, o governo garante que caso está  MP seja aprovada,  parte reduzida do salários, será compensada pelo governo gerando assim um custo correspondente de R$ 51 bilhões. 

De acordo  o texto desta medida, caso o trabalhado tenha parte de seu salário reduzido o mesmo poderá optar por receber uma parcela do seguro-desemprego. 

Como uma das medidas do governo brasileiro contra o coronavírus o prazo de entrega da Declarações de Imposto de Renda 2020 foi extendido por  mais 60 dias. Logo o prazo final, que aconteceria no próximo dia 30 de abril, passou para o dia  30 de junho. 

É necessário ficar atento, já que as medidas do governo brasileiro contra o coronavírus podem vir a ter possíveis novidades nas próximas semanas. Não é possível fazer uma previsão de como a pandemia poderá afetar ainda mais as empresas, mas ainda é tempo para que elas se preparem.

Se você deseja continuar acompanhando mais novidades acerca da administração da sua empresa em relação ao coronavírus, acesse o nosso blog e confira o conteúdo que publicamos lá!

Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como se preparar para o eSocial com dicas essenciais para prestadores de serviços, garantindo conformidade legal e gestão eficaz de pessoal
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas, incluindo obrigações, prazos e dicas para otimizar sua declaração fiscal
Por Time de Conteúdo 12 abr., 2024
Descubra como cumprir as regulamentações da LGPD na gestão de dados de membros de igrejas com este guia prático
Share by: