Blog Layout

Saiba como criar um plano de crescimento para o seu negócio

set. 20, 2021

Todos os empreendedores compartilham de uma mesma vontade: ver o seu negócio crescer de forma estruturada e saudável, independente do seu setor, porte ou área de atuação. 


Para que isso ocorra, é preciso
criar um plano de crescimento empresarial para seu negócio.

 

Por meio desse importante documento é possível validar diferentes ideias de expansão, de forma que seu negócio possa crescer e obter o retorno esperado em seu projeto. 


Se você deseja ver o seu empreendimento se desenvolvendo, continue a leitura e aprenda a elaborar um
plano de crescimento de sucesso!


Leia sobre:
Quando e por que uma empresa precisa de Auditoria Financeira?


Como criar um plano de crescimento passo a passo 

Confira quais etapas devem ser seguidas!


Defina o tipo de expansão 

O primeiro passo para criar um plano de crescimento é ter uma meta de expansão para seu negócio.


Sendo assim, todos os objetivos precisam ser elaborados de forma detalhada para que seja possível realizar as ações detalhadas no plano. 


Desse modo, é possível realizar estes processos de duas formas:


  • Crescimento orgânico;
  • Crescimento por fusão ou aquisição.


O crescimento orgânico ocorre quando a empresa deseja atingir novos públicos com ações próprias, seja atuando em novos mercados, seja expandindo o
público-alvo atendido. 


Em contrapartida, o crescimento por fusão ou aquisição acontece quando duas ou mais empresas se unem, aumentando o potencial de lucratividade e de alcance de mercado.


Portanto, independentemente do modelo escolhido para a expansão do seu negócio, lembre-se de que sua meta precisa ser atingível. 


Afinal, o
plano de crescimento deve ser baseado na realidade do negócio e precisa fazer sentido para os envolvidos. 


Investigue o momento


Um passo em falso pode resultar no comprometimento de todas as etapas, como também no alcance de bons resultados. 


A fim de evitar tais problemas, é fundamental elaborar o planejamento e uma análise de diversos aspectos do negócios antes de criar um
plano de crescimento


Diante disso, vale a pena estudar se o atual momento financeiro da sua empresa comporta fazer novos investimentos. 


Além disso, outra estratégia interessante é estudar o mercado no qual o seu empreendimento está inserido. Os mercados que apresentam quedas recorrentes ou estacionárias podem afetar diretamente o
crescimento de um negócio


Avalie a viabilidade


Agora que o empreendedor já definiu as suas metas e investigou o mercado, chegou o momento de descobrir se o
plano de crescimento elaborado é viável.


Por meio de ferramentas gerenciais é possível medir a viabilidade do plano. De forma resumida, a análise de viabilidade trata de verificar se os ganhos previstos com as mudanças serão capazes de cobrir os custos.


Portanto, esta é uma das etapas mais importantes do processo. Caso o plano seja inviabilizado, é possível realizar as adequações necessárias. 


Calcule os indicadores financeiros


O retorno financeiro é um fator fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa.


Sendo assim, realizar a projeção do faturamento e da lucratividade durante o período de crescimento é algo essencial. 


Diante disso, com as informações financeiras em mãos, torna- se possível calcular indicadores como
ROI, Payback, o TIR e o TMA.


Crie o plano de ação

Uma vez que o empreendedor compreende quais são os resultados esperados com o plano de crescimento, é preciso definir quais ações devem ser realizadas a fim de alcançar as metas propostas. Nesse contexto também devem ser definidos a ordem e os prazos. 


Portanto, as etapas que não podem ser desconsideradas são:


  • Levantamento de informações financeiras específicas, como previsão de despesas, número de vendas, faturamento mensal e fluxo de caixa;
  • Organização dos registros financeiros dos três últimos anos (ou mais);
  • Levante todos os dados operacionais, como, por exemplo, de fornecedores, manutenção de equipamentos e financiamentos;
  • Descreva quais são os objetivos comerciais, como aumento do número de vendas e de lucratividade.


Revise


Chegamos ao fim da criação do
plano de crescimento para sua empresa. Mas antes de colocá-lo em prática é preciso checar todas as informações inseridas. Esta dica é importante para que o empreendedor não tenha surpresas negativas no futuro.


O processo de revisão do
plano de crescimento também costuma ocorrer durante a sua implementação, contribuindo para que o empreendedor possa fazer ajustes e promover a melhoria dos processos.


Conte com ajuda especializada! 

Sabemos que o crescimento de um negócio muitas vezes vem do desejo do empreendedor em ver seu empreendimento expandir de maneira estruturada e segura. 


No entanto, é indicado contar com apoio de um profissional especializado para que tudo possa ocorrer de forma mais assertiva. 


Portanto, caso você esteja em busca de
serviços contábeis de alta qualidade para a sua empresa, entre em contato conosco! Aproveite também para curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog!


Esperamos ter lhe ajudado a compreender como um
plano de crescimento deve ser estruturado. Mas caso tenha ficado com dúvidas, utilize nosso campo de comentários, será um prazer respondê-lo.

 

Leia também sobre: Sua empresa está pagando impostos corretamente?


Contate-nos

Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como se preparar para o eSocial com dicas essenciais para prestadores de serviços, garantindo conformidade legal e gestão eficaz de pessoal
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas, incluindo obrigações, prazos e dicas para otimizar sua declaração fiscal
Por Time de Conteúdo 12 abr., 2024
Descubra como cumprir as regulamentações da LGPD na gestão de dados de membros de igrejas com este guia prático
Share by: