Blog Layout

Controle de estoque: como fazer um controle eficiente?

fev. 11, 2022

A realização de um controle de estoque eficiente é fundamental para empresas que visam uma trajetória de sucesso. 


Dificilmente, você encontrará um empreendedor que não busca esse objetivo. Todavia, alcançá-lo depende de cumprir essa importante atividade, tendo em vista alcançar as metas financeiras. Utilizado da maneira correta, esse ativo pode ser decisivo para a conquista de lucro. 


O
controle de estoque é a gestão sistematizada de todos os produtos e mercadorias que são adquiridas e comercializadas. 


Desta maneira, é possível dimensionar a quantidade de entradas e saídas e, em seguida, executar um planejamento estratégico e de marketing de acordo com esses dados. 


Consequentemente, se você conseguir elaborar um plano assertivo e verificar a demanda de cada um desses produtos estará fazendo uma gestão eficiente. Isso porque essas atitudes resultam na eliminação de prejuízos, no aumento de vendas, de faturamento e, por fim, na lucratividade.


Percebe a importância de se realizar um
controle de estoque eficaz para seu negócio? Então continue lendo esse artigo para entender a melhor maneira de elaborá-lo. 


Preciso realizar um controle de estoque eficiente! Como? 

Um dos principais meios para realizar o controle de estoque eficiente é utilizando um software destinado a essa tarefa. Claro que você pode continuar fazendo pelas planilhas do Excel, isso já é um bom começo. 


Porém, quem quer fugir dessa simplicidade encontra no mercado programas específicos para atender a demanda. 


Cada um desses programas possui particularidades, como a possibilidade da gestão ser feita on-line (Conta Azul), pelo celular (GranMoney), ou de forma simples e didática (Easystore). 


Escolha o melhor, isto é, aquele que está de acordo com o que você precisa. Cabe mencionar que existem outras opções que podem atender às suas necessidades. 


Nesse contexto é que a contabilidade de produtos e mercadorias deve ser feita de forma periódica. Isso faz com que o sistema esteja alinhado e atualizado de acordo com a quantidade real em estoque. 


Em pequenas empresas a função de
gerenciamento de estoque pode ser atribuída ao próprio dono ou a um funcionário com experiência nesta tarefa. 


Entretanto, no caso de empresas de porte maior, o indicado é que seja destinada a uma equipe de profissionais especializados nesta área
, como um time de almoxarifado, por exemplo. 


O responsável por essa tarefa precisa
controlar a entrada e saída de mercadorias, o prazo de vencimento, o aumento de demanda por determinados produtos e a queda em relação a outros. Também é necessário ter atenção quanto ao prazo de entrega dos fornecedores, ou seja, para que não ocorra problemas como a falta de itens. 


Conte com a Diacontec na gestão de estoque do seu negócio


Venha conhecer a
Diacontec Serviços Contábeis. Somos um escritório de contabilidade localizado no Rio de Janeiro, com mais de 40 anos de experiência, e oferecemos diversos serviços em assessoria contábil e empresarial.


Nosso foco é trazer resultados positivos para sua empresa e favorecer seu crescimento de forma saudável.
Entre em contato agora para conhecer nossas soluções!


Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer
nossas redes sociais e conferir nosso blog para encontrar mais artigos como este. Continue a leitura: Como transformar a carga tributária em uma aliada da sua empresa.


Contate-nos

Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Saiba como se preparar para o eSocial com dicas essenciais para prestadores de serviços, garantindo conformidade legal e gestão eficaz de pessoal
Por Time de Conteúdo 03 mai., 2024
Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas, incluindo obrigações, prazos e dicas para otimizar sua declaração fiscal
Por Time de Conteúdo 12 abr., 2024
Descubra como cumprir as regulamentações da LGPD na gestão de dados de membros de igrejas com este guia prático
Share by: